Postado por: Unknown terça-feira, 4 de fevereiro de 2014



A escrita e publicação de um artigo científico são as últimas etapas do processo de pesquisa e têm o intuito de apresentar nossas ideias e resultados à sociedade, porém, do que adianta publicar se ninguém compreender a relevância do seu trabalho? 

Muitos autores seguem a famosa frase de Harry Truman: “se não puder convencê-los, confunda-os”, porém esse é um péssimo hábito. Uma boa escrita transmite de forma direta a intenção do autor, com clareza e objetividade.

Geralmente somos aconselhados a descrever nossas pesquisas utilizando a terceira pessoa e a voz passiva, isso é muito estranho, pois não deixa clara a participação do autor e sugere que as coisas simplesmente aconteceram por si sós.  Preste atenção nos seguintes trechos:

1. Grandes diferenças nos tempos de reação dos dois estudos foram encontradas.
2. Nós observamos grandes diferenças nos tempos de reação dos dois estudos.

Os experimentos e análises não surgem do nada, os autores têm responsabilidade sobre suas pesquisas e devem demonstrar confiança sobre o que publicam. Veja que a utilização da voz ativa na segunda frase deixa o texto mais direto, melhorando a interpretação e clareza de ideias.

Um erro comum que cometemos é adicionar palavras ou expressões sem necessidade, principalmente quando estamos escrevendo artigos em inglês. Veja os exemplos a seguir:

1. This paper provides a review of the basic tenets of cancer biology study design, using as examples studies that ilustrate the methodologic challenges or that demonstrate successful solutions to the difficulties inherent in biological research.

2. This paper reviews cancer biology study design, using examples that illustrate specific challenges and solutions.

Observe que a segunda versão da frase ficou muito melhor, simples e direta. Uma frase concisa é sempre preferível à um texto enorme que diz a mesma coisa.

O texto científico geralmente está atrelado a temas complexos — destinados a públicos específicos — que podem conter vários conceitos técnicos e jargões, mas em sua essência um artigo deve ser compreensível para todos que buscam conhecimento. 


Escrever qualquer texto extenso demanda tempo e paciência, principalmente quando estamos descrevendo experimentos, metodologias e resultados de pesquisas científicas. A chance de ficar perfeito de primeira é mínima, são necessárias inúmeras revisões e ajustes, portanto não desista e revise quantas vezes for necessário!

Para quem se interessou pelo assunto e deseja melhorar suas técnicas de escrita recomendo os cursos online Writing in the Sciences — oferecido pela universidade Stanford — e Escrita Científica – oferecido pela USP.



Comente e compartilhe! Contribua para o crescimento do blog e mande sua sugestão de tema para contato.quasemestre@gmail.com.

{ comentários... read them below or add one }

  1. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed reading your blog posts. ExcelR Data Scientist Course In Pune Any way I’ll be subscribing to your feed and I hope you post again soon. Big thanks for the useful info.

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Quase Mestre -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -